sexta-feira, 19 de junho de 2015

"Tenho pena de você"

 Alguém já disse algo parecido pra você?


Viver é uma aventura. E se relacionar com pessoas é ainda mais.

Em nossos relacionamentos, sejam familiares, no trabalho ou com nossos amigos, acertamos muitas vezes e fortalecemos nossas alianças, mas também erramos e corremos riscos de enfraquecer nossas amizades.

Erros e acertos. Críticas e elogios. Precisamos rápido aprender a viver com eles (ou acima deles).

As pessoas sempre esperam que nunca erremos com elas, o que infelizmente não é verdade. Um título, diploma, estudos, teses, viagens lunares etc, não impedirão ninguém de errar vez ou outra.

Brincadeiras à parte, é muito triste quando alguém, que te achava uma super pessoa, sem defeitos nenhum, fica decepcionado com você, porque descobre que você é gente igual a todo mundo. Mas o pior é que, no auge de sua decepção, a pessoa acaba te dizendo coisas como "não esperava isso de você", ou "tenho pena de você". Esse tipo de frase tem o poder de levar muitas pessoas à falência em todas as áreas, mas principalmente na emocional.

Tenho visto que uma das coisas mais complicadas da vida é conseguir dar a volta por cima, depois de passar por situações muito ruins, ou ouvir palavras ainda piores. Pessoas que estavam lutando para crescer e construir algo, colocaram tudo a perder por motivo de palavras duras ditas por pessoas decepcionadas. Como é difícil ficar escutando repetidamente em sua consciência, uma frase ruim que alguém que você se importa disse a teu respeito.

Certamente isso já aconteceu comigo. E não foi fácil de administrar. Nesse momento me vi em uma encruzilhada. Havia na minha frente dois caminhos: o da desistência, e o da "resiliência".

Mas o que é essa tal de resiliência? Segundo o atual maior dicionário do mundo, Wikipédia, a definição de resiliência é "A resiliência é um conceito psicológico emprestado da física, definido como a capacidade de o indivíduo lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas - choque, estresse etc. " Eu decidi pela resiliência.

Precisamos aprender que sempre haverão problemas à serem enfrentados, montanhas a serem vencidas e pessoas a serem evitadas. E quando algo nos acontece e não conseguimos nos livrar dessas situações, precisamos buscar em nós essa força que não vem de dentro, mas vem de Deus, de continuarmos avançando, mesmo que tudo ao nosso redor esteja favorável para pararmos.

Enfim, mesmo que tudo me leve a desistir, eu decido continuar. E por isso, vou chegar onde Deus preparou pra mim.

Lembro-me de uma jovem surfista havaiana, chamada Bethany Hamilton, que havia sido contratada por uma grande marca de roupas de praia para surfar em um campeonato nacional, mas em seus treinos foi atacada por um tubarão, perdendo um de seus braços. Isso não a impediu de se adaptar à sua nova realidade, e com algumas mudanças em suas pranchas, ela continuou seus treinos e não desistiu de surfar.

Uma das concorrentes sempre investia contra ela, dizendo coisas terríveis para ela e sobre ela, afirmando que ela havia se tornado uma deficiente e que deveria desistir, porque ela não tinha capacidade de vencer. Bom, o final você imagina, com apenas um braço, Bethany venceu o campeonato, e essa jovem veio então se desculpar. Sabe qual foi a resposta de Bethany?

- Não se desculpe, eu é que te agradeço, porque cada palavra difícil que você me disse, me fez continuar lutando para provar que sim, mesmo com grandes limitações, eu poderia continuar. Obrigada por não aliviar comigo.

Se alguém te humilhou dizendo coisas muito ruins, e você ficou mal por isso, então trabalhe, projete, avance, crie, e vença. Faça quem teve "pena" de você, ter respeito pelo o que você se tornou.

"Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim,
Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus."
Filipenses 3:13-14

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui caso tenha sido abençoado