quinta-feira, 4 de junho de 2015
O Covarde e o Corajoso
Morro de medo de avião.
Na verdade, até acho incrível a dinâmica que existe pra que aquele peso todo consiga voar, mas me sinto muito mais seguro com os pés no chão. Porém, meu medo nunca me impediu de voar. Tento primeiro, lógico, outras alternativas, mas quando não tem jeito, só me resta encarar o desafio de tirar os pés do chão. Mas como já disse, meu medo nunca me impediu de voar.
Entendo que o problema não está em você ter medo de algo, mas em você não conseguir avançar paralisado por esse medo.
Ser corajoso é saber reconhecer seus medos e enfrentá-los.
Como pastor, já cuidei de muita gente com vários medos. Alguns conseguiram vencer, outros foram vencidos.
Com isso, observei o seguinte: todas as pessoas passam por grandes problemas e dificuldades. Umas se encorajam e enfrentam seus medos. Um casamento problemático, uma crise financeira, desemprego, saúde, etc. E todos os que decidem enfrentar sempre acham uma saída.
Outros já não tem tanta disposição assim, e decidem fugir. Conheço muitas pessoas que, quando algo começa a dar errado, a primeira atitude é abandonar o que estava fazendo. Por exemplo: um pai de família que, em meio a uma crise no casamento, seja financeiro, ou de relacionamento, a primeira coisa que faz é abandonar a família que estava construindo.
Muitos optam pela fuga. O medo de dar errado, de tentar denovo, de reconhecer que é necessário uma mudança pessoal, faz com que muitos se acovardam e desistam de lutar.
É claro que é mais fácil fugir. Sabia que existem pessoas que querem mudar de cidade quando começam a enfrentar uma dificuldade? O problema é que, depois que mudam para outro lugar, descobrem que o problema, na verdade, não estava no lugar, e sim nela mesma.
Não existe solução em fugir de um problema. Ele sempre nos encontra. A solução é termos coragem de enfrentar qualquer que seja a situação. Todos os que enfrentam acham uma saída. Todos que fogem, acabam enfrentando novamente o mesmo problema lá na frente.
A diferença entre o covarde e o corajoso, é que o covarde sempre está fugindo de algo, nunca procura uma saída, acredita que mudar de esposa, de marido, de família, de cidade vai resolver o problema, e na realidade não é assim que funciona.
Já o corajoso, passando pelas mesmas dificuldades, procura colocar a cabeça no lugar e pensar em uma saída. Não desiste nas dificuldades. Ao contrário, é exatamente nas dificuldades que ele acaba achando um trampulim para avançar ainda mais.
Para o corajoso, cada dificuldade é uma oportunidade de crescimento. Para o covarde, cada dificuldade e uma oportunidade de fugir.
Não fuja dos problemas. Eles existem pra te fazer crescer. Se você decidir buscar soluções para o que você está vivendo, tenho certeza que você encontrará.
Seja Forte e Corajoso! Sabe quem disse isso várias vezes? DEUS!
PS: Continuo tendo medo de avião. Nos encontraremos nos aeroportos. Até!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente aqui caso tenha sido abençoado